Charles Leclerc saiu na frente depois de uma emocionante hora de qualificação em Austin, quando o piloto da Ferrari fez um esforço final sublime para conquistar a pole position à frente dos rivais Lando Norris e Lewis Hamilton para o Grande Prêmio dos Estados Unidos.
Leclerc conquistou a pole provisória após as primeiras voltas no Q3 e melhorou em dois décimos sua última tentativa, com sua volta de 1m 34,723s dando-lhe sua terceira pole position da temporada.
Norris terminou em segundo, a mais de um décimo de Leclerc, enquanto Hamilton parecia a caminho de conquistar a pole, mas terminou em terceiro em seu Mercedes atualizado. Carlos Sainz foi o quarto colocado pela Ferrari, com George Russell completando os cinco primeiros.
Max Verstappen parecia ter colocado seu Red Bull na pole, mas teve seu tempo anulado por ultrapassar os limites da pista na penúltima curva e largará a corrida em sexto, à frente do Alpine de Pierre Gasly em sétimo.
Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, perdeu por pouco uma vaga no Q3, mas se classificou em 11º para a segunda corrida consecutiva, e largará à frente dos Alfa Romeos de Zhou Guanyu e Valtteri Bottas.
Kevin Magnussen liderou a Haas em 14º, enquanto o outro AlphaTauri de Daniel Ricciardo teve seu tempo mais rápido excluído no Q2, o que significa que ele deve começar a prova de domingo em 15º no grid.
Houve muitos choques na primeira parte da qualificação com o Haas atualizado de Nico Hulkenberg, que liderou brevemente a tabela de tempos no Q1, caindo em 16º. Ele estará à frente de Fernando Alonso, que não conseguiu chegar ao Q3 pela primeira vez no ano, e é 17º pela Aston Martin.
Alex Albon caiu em 18º para a Williams, à frente do outro Aston Martin de Lance Stroll, que depois de perder a maior parte do TL1 devido a um problema de freio foi 19º, enquanto o favorito da casa, Logan Sargeant, ficou na retaguarda do pelotão.
Citação chave
“Acho que, como equipe, fizemos um ótimo trabalho”, disse Leclerc. “Sabemos que neste fim de semana de Sprint é mais importante do que nunca ter um TL1 limpo [e] conseguimos.
Tivemos um bom TL1, começamos com uma base forte graças ao trabalho que os caras fizeram para se preparar neste fim de semana, com um carro imediatamente se sentindo bem.
“Aí eu estava me sentindo bem e na volta, fiquei feliz durante toda a qualificação, a última volta no Q3, houve alguns erros aqui e ali, mas acho que não foi fácil para todos. na pole para domingo."
Qual é a próxima atividade
Antes do início do Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2023, no domingo, os pilotos se prepararão para o Sprint Shootout de sábado, às 12h30, horário de brasília, antes da corrida de 100 km.
Comentários