Romain Grosjean ganhou seu segundo prêmio NTT P1 da temporada e o terceiro de sua carreira na NTT INDYCAR SERIES no sábado, conquistando a primeira posição no Children's of Alabama Indy Grand Prix em Barber Parque Automobilístico.
Grosjean, da França, fez a volta mais rápida de 1 minuto e 5,8396 segundos durante o Firestone Fast Six no No. 28 Delaware Life/DHL Honda em campo pela Andretti Autosport. O vencedor do Barber de 2021, Alex Palou, dividirá a primeira linha com Grosjean após uma melhor volta de 1: 05,9130 no nº 10 da Ridgeline Lubricants Honda, disputada pela Chip Ganassi Racing.
“Tenho uma equipe incrível”, disse Grosjean. “Estamos fazendo um ótimo trabalho este ano. O carro é incrível e tenho três companheiros de equipe em quem posso confiar. Fui com a configuração, a linha de base que temos e, desde o momento em que começamos a qualificação, sabia que tínhamos. Só não queria estragar tudo na última volta.”
Grosjean almejará sua primeira vitória na NTT INDYCAR SERIES na corrida de 90 voltas no domingo (16:00). Mas não será fácil, especialmente porque Palou conquistou a vitória em 2021 e foi vice-campeão para Pato O'Ward no ano passado em duas carreiras iniciadas na montanha-russa de 17 curvas e 2,3 milhas de um percurso rodoviário.
“Estamos largando na melhor posição, mas agora temos 90 voltas para liderar”, disse Grosjean, 37. “Veremos amanhã, mas estou muito orgulhoso de meus rapazes e muito feliz com o que fizemos. está fazendo. Eu estava muito estressado naquela sessão – não sei por quê. Estou velho demais para isso, mas acho que não. Então, está tudo bem.”
O atual vencedor da corrida, Pato O'Ward, largará em terceiro após sua melhor volta de qualificação de 1: 05,9382 no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet. Scott McLaughlin se juntará a O'Ward na segunda linha após uma volta superior de 1: 05,9515 no No. 3 Good Ranchers Team Penske Chevrolet.
O seis vezes campeão da série, Scott Dixon, buscará sua primeira vitória em Barber desde o quinto lugar no grid, após seu tempo de 1: 06,0723 no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda. Christian Lundgaard completou o Firestone Fast Six com uma volta de 1: 06.1601 no No. 45 Hy-Vee Honda. Foi o melhor desempenho de qualificação de Lundgaard em quatro corridas nesta temporada para a Rahal Letterman Lanigan Racing, já que sua melhor largada anterior foi 11º na abertura da temporada no mês passado em São Petersburgo.
Duas vezes campeão da série e três vezes vencedor do Barber, Josef Newgarden foi eliminado na segunda rodada da qualificação e começará em sétimo no No. 2 PPG Team Penske Chevrolet. Ele perdeu uma vaga no Firestone Fast Six por 0,0617 de segundo.
“Estou frustrado e irritado, principalmente comigo mesmo”, disse Newgarden. “O carro estava realmente fenomenal – não havia nada de errado com nosso carro PPG. É decepcionante não transferir. Eu tentei algo diferente no meu aquecimento e provavelmente não foi recomendado, e agora, olhando para trás, eu faria diferente, em retrospectiva. Temos um carro rápido".
O companheiro de equipe de Newgarden e bicampeão da série, Will Power, e o vencedor da corrida de Long Beach deste ano, Kyle Kirkwood, também foram eliminados na segunda rodada. Power vai largar em 11º no No. 12 Verizon Team Penske Chevrolet, saindo da pista enquanto avançava no final da sessão. Kirkwood largará em 12º no No. 27 AutoNation Honda.
O líder do campeonato, Marcus Ericsson, foi eliminado na primeira rodada da qualificação no No. 8 Huski Chocolate Chip Ganassi Racing Honda, caindo 0,1399 de segundo antes de avançar para a segunda rodada. Ericsson largará em 13º.
Σχόλια