A temporada de 2023 começou com três provas coletivas (Barcelona, Paul Ricard e Monza) e se estendeu por 10 eventos (Imola, Barcelona, Hungaroring, Spa Francorchamps, Mugello, Paul Ricard, Red Bull Ring, Monza, Zandvoort e Hockenheim). Doze equipes de seis países competiram em 20 corridas, com equipes de primeira linha da Itália (4), França (3), Holanda (2), Suíça (1), Reino Unido (1) e Finlândia. (1).
A série contou com 52 pilotos de 26 nações distintas, com escalações com média de 33 monopostos por evento, rendendo 6 vencedores diferentes, 17 pódios e 26 artilheiros. A idade média dos motoristas variou principalmente de 17 a 18 anos, sendo o mais novo Noah Strømsted, de 16 anos.
Os estreantes, em número de 21, disputaram ferozmente o título, conquistado pelo norueguês Martinius Stenshorne na rodada final na Alemanha. Nos últimos três anos, o maior número de vitórias foi conquistado por Paul Aron e Gregoire Saucy, cada um com oito vitórias. Seguindo de perto estava Andrea Kimi Antonelli, o atual campeão com cinco vitórias. A notável vitória de Antonelli em Zandvoort não só lhe garantiu o Campeonato de Pilotos, levando-o à transferência para a Fórmula 2, mas também estabeleceu um novo recorde de pontos mais altos numa temporada, com 300 pontos.
Olhando para 2024, o objetivo é aumentar ainda mais o prestígio e o triunfo desta série fundamental, o único passo oficial da F4 para a F3 no Caminho Global da FIA, do Karting à F1. São oferecidos até 25 pontos de Super Licença para os pilotos concorrentes.
Como no máximo 12 equipes podem participar do campeonato, um passo importante é a pré-seleção para o próximo ano. Seguindo a ordem da classificação de pontos do campeonato de 2023, abaixo das 12 equipes pré-selecionadas.
Prema Racing
R-ace GP
Van Amersfoort Racing
RPM
G4 Racing
MP Motorsport
Trident
Art Grand Prix
Sainteloc Racing
Arden Motorsport
KIC Motorsport
Monolite Racing
Comments