Louis Foster liderou todas as 45 voltas para vencer o Grande Prêmio de Detroit no domingo, aproximando-se da liderança do campeonato INDY NXT pela Firestone depois que o infortúnio atingiu seus dois rivais mais próximos pelo título.
O pole-sitter Foster dirigiu seu carro nº 26 da Copart/Novara Technologies da Andretti Global até a vitória sob cautela. Foi sua segunda vitória da temporada e a segunda consecutiva, já que ele venceu a segunda corrida do doubleheader no mês passado no circuito de estrada do Indianapolis Motor Speedway.
A quarta vitória na carreira de Foster o ajudou a saltar do terceiro para o segundo lugar na classificação, 25 pontos atrás do líder Jacob Abel. Ele entrou nesta corrida 44 pontos atrás de Abel.
Abel terminou em quinto lugar na entrada nº 51 da Abel Construction, disputada pela Abel Motorsports. Nolan Siegel, que entrou nesta corrida em segundo em pontos, 25 atrás de Abel, terminou em 18º depois de ficar nos boxes nas três primeiras voltas da corrida devido a um problema no meio eixo de seu carro nº 39 da HMD Motorsports. Siegel caiu para terceiro em pontos, 44 atrás do líder Abel.
“Somos o segundo em pontos agora”, disse Foster. “Infelizmente para Nolan, ele não largou a corrida. Isso é uma vergonha. Mas é bom para nós. Abel também não teve uma grande corrida. Estamos apenas continuando nosso ritmo ao longo da temporada. Espero que continuemos tendo uma sorte decente, e não mais azar, e ficarei feliz.”
Dois estreantes da HMD Motorsports dividiram o pódio com Foster. Caio Collet pressionou Foster durante quase toda a corrida antes de terminar com o segundo melhor lugar da carreira, com seu segundo pódio consecutivo na máquina nº 18. Callum Hedge conquistou seu primeiro pódio com o melhor resultado da carreira, ficando em terceiro lugar no carro nº 17.
O novato Myles Rowe produziu uma corrida inspirada para o quarto melhor lugar da carreira depois de largar em 19º no campo de 21 carros no No. 99 HMD Motorsports com o carro Force Indy.
Embora Foster liderasse todas as voltas no circuito de rua temporário de nove curvas e 1.645 milhas, esta corrida estava longe de ser um desfile. Foster permaneceu na frente em três reinicializações, apesar da pressão constante de Collet, e houve várias disputas por posição em todo o campo.
Collet ficou cerca de um segundo de Foster durante a maior parte da corrida, com Foster apenas estendendo essa diferença para mais de dois segundos antes de uma bandeira de advertência voar na volta 39 devido a um giro do carro nº 7 da HMD Motorsports dirigido por Christian Bogle.
O estreante brasileiro Collet ficou cerca de meio segundo de Foster na relargada na volta 41, antes de James Roe rodar em seu carro nº 29 da Topcon colocado em campo pela Andretti Autosport na volta 42, coletando os carros de Nolan Allaer, Christian Bogle e Niels Koolen em o incidente, que desencadeou o período de cautela no final da corrida.
“No início, eu estava apenas gerenciando a lacuna”, disse Foster. “No meio do caminho, abri uma grande vantagem para ele (Collet), pensando que isso acabaria com os pneus. Mas, para ser justo com ele, ele me atacou com muita força nas últimas etapas da corrida. Estava chegando perto, mas acho que tivemos Push to Pass suficiente para mantê-lo afastado.”
Um dos duelos mais animados da corrida também aconteceu nas últimas voltas, entre Hedge e Rowe pelo terceiro lugar. Parecia que Rowe havia ultrapassado Hedge para seu primeiro pódio na carreira, mas essa mudança ocorreu logo após o início do período de cautela no final da corrida. Então, Hedge foi creditado em terceiro.
A próxima corrida é o Grand Prix em Road America no domingo, 9 de junho.
Comments