Louis Foster é o trem descontrolado do INDY NXT pela Firestone, ao conquistar sua quarta vitória nas últimas cinco corridas e assumir a liderança do campeonato com um triunfo na segunda corrida do Grande Prêmio de Monterey doubleheader domingo no WeatherTech Raceway Laguna Seca.
Foster conquistou a vitória dupla no pitoresco circuito do norte da Califórnia ao dirigir seu carro nº 26 da Copart / Novara Technologies da Andretti Global para uma vitória de 4,3962 segundos sobre o carro nº 18 da HMD Motorsports do novato Caio Collet. Foster venceu Collet até a bandeira quadriculada por 8,2445 segundos na Corrida 1 de sábado.
“Como eu disse ontem, Andretti nos deu um carro incrível”, disse Foster. “Estou lá fora fazendo minhas coisas. Foi um ótimo fim de semana. Céu ensolarado na Califórnia. Você não pode pedir mais nada. Então, super, super feliz com isso.”
O piloto britânico Foster conquistou sua quarta vitória da temporada e sua sexta vitória na carreira na série de desenvolvimento da INDYCAR. Ele lidera Jacob Abel na classificação por 35 pontos, 345-310, já que os dois pilotos estavam empatados em 291 pontos ao entrar nesta corrida.
Este pode ser um ponto de viragem para a temporada com seis corridas pela frente. Abel terminou em 11º no carro nº 51 da Abel Construction, da Abel Motorsports, seu pior resultado da temporada. Abel foi punido com uma penalidade de drive-through no final da corrida de 35 voltas por contato evitável após um incidente no famoso complexo de curvas “Saca-rolhas” enquanto lutava pelo terceiro lugar com Reece Gold no carro nº 10 da HMD Motorsports.
A Andretti Global também estendeu sua seqüência de vitórias para cinco corridas nesta temporada no INDY NXT. Foster venceu a segunda corrida do percurso duplo do Indianapolis Motor Speedway em 11 de maio, nas ruas de Detroit em 2 de junho e ambas as corridas neste fim de semana, enquanto Jamie Chadwick venceu em 9 de junho em Road America.
O domínio de Foster foi completo neste percurso de 11 curvas e 2.238 milhas, realizando uma varredura “grand slam” em todas as categorias de desempenho. Ele liderou as duas sessões de treinos livres, conquistou a pole em ambas as corridas, liderou todas as 70 voltas combinadas e fez a volta mais rápida de ambas as corridas.
O novato Bryce Aron conquistou seu primeiro pódio no INDY NXT by Firestone ao terminar em terceiro no carro nº 27 da Jaguar Land Rover Chesterfield, da Andretti Global. Seu melhor resultado anterior foi o oitavo em Barber Motorsports Park e Road America.
Os pilotos do primeiro ano do INDY NXT conquistaram quatro das cinco primeiras posições finais. O novato Yuven Sundaramoorthy terminou em quarto lugar na carreira no carro nº 22 S Team Motorsports/Abel Motorsports, com o novato Salvador de Alba Jr. Capa Andretti INDY NXT.
Foster controlou a corrida desde o início. O único suspense veio durante o reinício na volta 17, após o único período de advertência, mas Foster se afastou de Collet na bandeira verde e nunca foi ameaçado com a bandeira quadriculada.
Um ponto crítico potencialmente crítico na busca pelo campeonato ocorreu na volta 28, quando Gold e Abel passaram lado a lado pelo “Saca-rolhas” em uma luta feroz pelo terceiro lugar. Os dois pilotos fizeram contato, forçando o carro de Gold a voar e sair da pista. A suspensão do carro de Gold quebrou quando ele caiu no asfalto, encerrando a corrida.
Durante essa justa, Aron ultrapassou os dois carros para ficar em terceiro e manteve essa posição pelo resto da corrida.
Os oficiais da corrida então avaliaram Abel com uma penalidade de drive-through na volta 29, que o deixou cair do quarto para o 13º lugar. Abel se recuperou para ultrapassar dois carros nas últimas seis voltas.
A próxima corrida é o Grande Prêmio de Mid-Ohio, no domingo, 7 de julho, no Mid-Ohio Sports Car Course.
Comments