A Fórmula E e a Fédération Internationale de l'Automobile (FIA) revelaram hoje a próxima geração de carros de corrida, o novo GEN3 Evo totalmente elétrico, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 1,82s.
Aproveitando uma lista de atualizações técnicas inovadoras, o GEN3 Evo apresentado na HSH Prince Albert II's Private Car Collection estreará na 11ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, onde alguns dos maiores fabricantes e pilotos do mundo correm roda a roda em icônicos locais ao redor do globo.
Desenvolvido por especialistas da Fórmula E e da FIA, a última edição do GEN3 Evo marca um salto significativo na tecnologia de corrida elétrica, com aceleração de 0 a 100 km/h, 30% mais rápida que um carro de F1 atual e 36% mais rápida que o carro GEN3.
Capaz de acelerar quase um segundo mais rápido do que o seu antecessor – o GEN3 – que foi o primeiro carro de corrida do mundo concebido para corridas de rua, estabelece um padrão ainda mais elevado em desempenho, sustentabilidade e eficiência. O GEN3 Evo serve como um embaixador formidável para o futuro do automobilismo, incorporando avanços de ponta e um compromisso com a responsabilidade ambiental.
As principais melhorias técnicas para o novo carro de corrida GEN3 Evo incluem:
O carro de corrida monolugar da FIA com aceleração mais rápida – Capaz de 0-60mph em 1,82 segundos (0-100kph em 1,86s), 30% mais rápido que um carro de F1 atual.
Mais rápido, mais forte, mais ágil – Atualizações de desempenho que proporcionam um ganho de desempenho estimado em 2% em relação ao GEN3, o que equivale a uma volta de qualificação cerca de 2 segundos mais rápida no circuito de Mônaco, oferecendo corridas de classe mundial em qualquer pista.
Mais enxuta e mais agressiva – Um novo kit de carroceria agressivo projetado para ser mais forte, mais robusto e mais aerodinâmico, proporcionando corridas mais próximas entre rodas.
Tração integral (AWD) – Uma novidade em um carro de Fórmula E, disponível durante duelos de qualificação, largadas de corrida e MODO DE ATAQUE. Este recurso maximiza a aceleração e o controle, elevando a emoção dos momentos críticos da corrida e intensificando as rivalidades entre os pilotos. AWD melhora o desempenho e a estratégia, proporcionando corridas mais emocionantes para pilotos e fãs.
Melhor aderência – Pneus Hankook iON otimizados para todas as condições climáticas, proporcionando 5-10% mais aderência, feitos de 35% de materiais reciclados e sustentáveis (+9% vs especificação GEN3).
Estas novas adições são projetadas especificamente para corridas mais rápidas e acirradas entre pilotos, proporcionando aos fãs ainda mais ação na pista e aproveitando as especificações líderes mundiais do carro GEN3, incluindo:
O carro mais rápido da Fórmula E: velocidade máxima de 320 km/h
Frenagem regenerativa: Os carros otimizam a capacidade de frenagem regenerativa de 600 kW para gerar quase 50% da energia necessária para uma corrida, durante a própria corrida.
Desempenho aprimorado por software: Atualizações de desempenho de corrida feitas por meio de engenharia de software.
O carro de fórmula mais eficiente de todos os tempos: um motor elétrico com mais de 90% de eficiência, superando significativamente os 40% de eficiência típicos dos motores de combustão interna.
Minimizando a pegada de produção: o primeiro carro de corrida com zero carbono líquido do mundo no primeiro esporte com carbono zero líquido do mundo.
Desenvolvimento sustentável de baterias: Fornecedores de minerais para células de baterias selecionados de acordo com padrões de mineração éticos e sustentáveis para garantir um impacto positivo ou neutro nas pessoas e no planeta.
Pensamento do ciclo de vida: Pensamento do ciclo de vida ao longo da construção do automóvel; segunda vida e reciclagem de células de bateria; fibra de carbono reciclada e materiais naturais como linho integrados ao chassi.
Cadeia de fornecimento consciente: Todos os fornecedores obedeceram a KPIs de sustentabilidade rigorosos, obtendo a certificação de acreditação ambiental FIA 3* na 9ª temporada.
Transferência de corrida para estrada: Áreas específicas do carro relevantes para a estrada são abertas para desenvolvimento por equipes e fabricantes, projetadas para transferência direta de tecnologia para a indústria automotiva.
Capacidade de carregamento ultrarrápido: Um novo desenvolvimento tecnológico ainda em desenvolvimento, projetado para permitir uma carga de alta velocidade de 30 segundos e 600 kW para energia adicional no meio da corrida.
Como parte do roteiro técnico do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, todos os motores serão homologados recentemente para a Temporada 11, permitindo que os fabricantes e suas equipes de clientes implementem os principais aprendizados e otimizações do GEN3 em seus novos carros.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E disse:
“O GEN3 Evo anuncia um capítulo inovador na evolução da Fórmula E, incorporando a nossa dedicação à inovação e ao alto desempenho alcançado de forma sustentável. Apresentando aceleração sem precedentes e um design aerodinâmico avançado, o carro que tive a honra de revelar em Mônaco está definido para intensificar a emoção das nossas corridas, cativando os nossos pilotos e fãs em todo o mundo com capacidades e desempenho verdadeiramente superiores."
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA disse:
“A FIA e a Fórmula E têm trabalhado arduamente no processo de desenvolvimento deste novo carro de corrida GEN3 Evo, que representa mais um avanço significativo na tecnologia de corrida elétrica. Gostaria de agradecer às equipas da FIA e da Fórmula E pelo trabalho árduo que sublinha o nosso compromisso partilhado de ultrapassar os limites do desporto motorizado sustentável, ao mesmo tempo que proporcionamos corridas competitivas.”
Comments