top of page
Foto do escritorRedação

Ferrari domina primeiros treinos livres das 6 Horas de Ímola

499P marcou dobradinha na primeira sessão e fez o primeiro e o terceiro melhores tempos no segundo período; sexto colocado, Augusto Farfus vê chances de pódio na LMGT3


Os primeiros treinos livres das 6 Horas de Ímola, realizados nesta sexta-feira (19) no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, confirmaram o favoritismo da mais famosa das três montadoras italianas correndo em casa.


Na primeira sessão, a Ferrari 499P 83 do trio Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye conquistou o tempo mais rápido, cravando 1:31.347 e velocidade média de 193,5 km/h. O outro bólido da AF Corse, a Ferrari 499P 50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, fez o segundo tempo, com 1:31.503 e média de 193,1 km/h.



Completaram as cinco primeiras posições da classificação geral e da categoria Hypercar o novo Peugeot 9X8 número 93, do trio formado por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Éric Vergne, a Lamborghini SC63 #63 da tripulação composta por Mirko Bortolotti, Edoardo Mortara e Daniil Kvyat), e a Ferrari 499P #51 de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi.  


Na LMGT3, os dois Corvettes Z06 LMGT3.R da TF Sport dominaram: o #82 de Hiroshi Koizumi, Sébastien Baud e Daniel Juncadella na primeira posição e o #81 pilotado por Tom Van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood na segunda colocação.



Os dois esportivos americanos foram seguidos pela Ferrari 296 LMGT3 #54 (Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon), pela BMW M4 LMGT3 46 (Ahmad Al Harthy, Valentino Rossi e Maxime Martin) e pela Ferrari 296 LMGT3 55 (François Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera). 


Na segunda atividade do dia, o Porsche 963 pilotado por Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor se meteu entre as duas Ferrari, dessa vez em posições invertidas: Fuoco, Molina e Nielsen, na ponta com a melhor marca do dia — 1min30s957 —, e Kubica, Shwartzman e Ye na terceira colocação.


Atual campeã do FIA WEC, a Toyota Gazoo Racing subiu da nona colocação no primeiro treino – com Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries – para a quarta, agora com o trio Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa.


Brasileiros avaliam sexta-feira — Augusto Farfus fez o sexto melhor tempo na primeira sessão e o oitavo no segundo na categoria LMGT3. Após o resultado, o piloto da Team WRT demonstrou positividade em relação ao seu BMW M4 LMGT3: "Foi um dia positivo, pois o carro está bem equilibrado. É difícil ter uma leitura real do ritmo de corrida, mas temos chance, sim, de brigar pelo pódio".



Já Nicolas Costa caiu da décima sexta para a décima oitava de uma sessão para a outra. "Os treinos não foram exatamente animadores. O Balance of Performance vai variando de corrida para corrida, e parece que não estamos com um tão forte nesta segunda etapa. Mas amanhã é o que vale, e estamos analisando o que podemos fazer para melhorar", avaliou o piloto da United Autosports, que corre de McLaren 720S LMGT3 Evo.


Costa ainda citou um desafio extra de Ímola: "A pista não é tão fácil de passar, então a classificação vai determinar como será a corrida".


Depois de abrir o calendário no início de março com a disputa da Qatar Airways 1812 Km do Qatar, no Lusail International Circuit, o FIA WEC faz seu primeiro desembarque do ano na Europa para correr as 6 Horas de Ímola, que será disputada no domingo, a partir de 8h (horário de Brasília). Depois do lendário Autódromo de Monza ter sido o palco da categoria entre 2021 e 2023, será a primeira vez que o circuito localizado próximo a Bolonha vai receber uma etapa do Mundial de Endurance.



O BandSports transmitirá a prova pela TV por assinatura (2 janelas: 11:00 até 12:25 e 13:30 até 14:30h) e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no app Bandplay. Nestes, a transmissão começa às 7:30h de domingo. O canal do site Grande Prêmio, no YouTube, transmite ao vivo o treino livre 3, a sessão classificatória, ambas no sábado, e as 6 Horas de Ímola, neste domingo.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page