Mônaco viu Charles Leclerc registrar uma vitória famosa em casa, dividindo o pódio com Oscar Piastri e Carlos Sainz. Porém, apenas 16 carros viram a bandeira vermelha, com uma série de incidentes na primeira volta causando uma longa paralisação por bandeira vermelha.
Os 10 primeiros terminaram em sua ordem de grid, o maior número da história da F1. O recorde anterior eram os seis primeiros colocados na ordem do grid em Mônaco 2018, Cingapura 2018 e Bélgica 2021.
Leclerc é o primeiro piloto monegasco a vencer o Grande Prêmio de Mônaco na era do campeonato mundial, e o primeiro desde Louis Chiron em 1931, que foi a terceira edição da corrida.
Esta é a primeira vitória de Leclerc desde o Grande Prêmio da Áustria de 2022, encerrando uma seqüência de 39 corridas sem vitórias. Ele nunca havia subido ao pódio aqui na F1 ou F2.
Leclerc conquistou seu quinto pódio nas primeiras oito corridas, tendo conseguido apenas quatro pódios nas primeiras 20 corridas de 2023. Ele também encerra sua seqüência de não vitórias na pole, não conseguindo converter suas últimas 12 pole positions em vitória – a segunda sequência mais longa da história.
É o 17º fim de semana de corrida consecutivo em que Leclerc marca pontos, e sua sexta vitória iguala o total da carreira de Gilles Villeneuve.
Esta foi a décima vitória da Ferrari em Mônaco, e a quarta corrida consecutiva em piso seco aqui, liderada do início ao fim por um piloto.
Piastri voltou para casa em segundo lugar, empatando o melhor resultado da sua carreira no Grande Prêmio do Qatar em 2023, com o melhor resultado da McLaren em Mônaco desde que Lewis Hamilton venceu aqui em 2008.
Red Bull, Ferrari e McLaren conquistaram todos os pódios até agora nesta temporada.
Sainz foi terceiro e não terminou fora dos cinco primeiros nesta temporada, já que conquistou o terceiro pódio da carreira em Mônaco.
Lando Norris, em quarto lugar, encerrou uma série de três corridas de pódios, mas passou para o terceiro lugar no campeonato de pilotos, à frente de Sergio Perez.
George Russell foi o quinto, igualando o melhor resultado da temporada dele e de sua equipe Mercedes no Bahrein.
Max Verstappen terminou em P6, seu pior resultado desde o Grande Prêmio de São Paulo de 2022, onde também terminou em sexto.
Esta é a primeira vez desde 2007 que uma Red Bull não termina entre os cinco primeiros aqui.
A Red Bull também marcou apenas oito pontos, o menor número que conseguiu em um fim de semana de corrida desde Bahrein 2022.
A sequência de 11 corridas consecutivas de Verstappen liderando a primeira volta terminou em Mônaco.
Lewis Hamilton terminou entre os oito primeiros em Mônaco por 16 vezes em 17 visitas. Ele também terminou na posição que largou aqui pela quinta vez nas últimas seis corridas.
Yuki Tsunoda marcou seus primeiros pontos em Mônaco.
Alex Albon marcou os primeiros pontos do ano para a Williams, deixando a Kick Sauber como a única equipe que ainda não marcou em 2024.
Pierre Gasly sobreviveu a uma colisão com seu companheiro de equipe na primeira volta para marcar seu primeiro ponto e o segundo do ano para a Alpine.
Fernando Alonso soma duas corridas consecutivas de pontos, depois de marcar nos primeiros seis Grandes Prémios do ano.
Nico Hulkenberg abandonou na primeira volta pela 12ª vez na sua carreira, mais do que qualquer outro piloto na grelha.
Comments