FATOS E ESTATÍSTICAS - Após a classificação para o GP do Japão
- Estante Do Esporte
- 6 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Max Verstappen conquistou sua terceira pole position consecutiva em Suzuka, mas o holandês não fez tudo à sua maneira no Japão. Ele foi empurrado para muito perto de seu companheiro de equipe, enquanto atrás havia todos os tipos de resultados interessantes, com alguns pilotos impressionando e outros com dificuldades. Aqui estão todos os melhores fatos e estatísticas da qualificação de Suzuka…

A Red Bull conquistou seu 27º bloqueio na primeira linha, mas foi apenas o terceiro nos últimos seis anos, depois de Abu Dhabi em 2022 e Bahrein em 2023.
Este é o 16º bloqueio na primeira fila para um construtor em 34 corridas de Suzuka F1.
Verstappen soma cinco pole positions consecutivas pela segunda vez em sua carreira – tendo feito o mesmo entre Mônaco e Silverstone em 2023.
Verstappen conquistou a pole por 0,581s no ano passado, mas apenas 0,066s este ano.
Sergio Perez estreou entre os três primeiros em Suzuka em 12 visitas.
Lando Norris foi terceiro, qualificando-se em P3 pelo segundo ano consecutivo em Suzuka, tendo também largado em terceiro na Austrália.
Carlos Sainz qualificou-se em quarto lugar e venceu a corrida nas duas últimas ocasiões em que superou o seu companheiro de equipa. P4 empata seu pior início de temporada.
O vencedor em Suzuka só saiu da primeira fila três vezes nos últimos 33 anos.
Fernando Alonso foi o quinto, a sua melhor largada em Suzuka nos últimos 10 anos.

Oscar Piastri foi o sexto, embora seu tempo no Q3 tenha sido 0,698s mais rápido que no ano passado, quando largou na primeira linha.
Lewis Hamilton ficou em sétimo, seu melhor lugar como titular na temporada – e pelo segundo ano consecutivo ele larga em sétimo aqui.
Charles Leclerc qualificou-se em oitavo, sua pior largada em Suzuka como piloto da Ferrari. Ele se classificou entre os quatro primeiros em todas as corridas deste ano até este fim de semana.
O nono de George Russell foi o seu pior resultado de qualificação da temporada até agora.
Yuki Tsunoda alcançou o Q3 mais uma vez – a terceira corrida consecutiva que ele fez, e a segunda vez consecutiva em seu evento em casa. A última vez que ele fez três aparições consecutivas no Q3 foi nas três últimas corridas de 2021.

O P11 de Daniel Ricciardo será o seu melhor início de temporada e também foi onde largou na última vez que correu aqui em 2022.
O P12 de Nico Hulkenberg é o seu melhor início em Suzuka desde 2017.
Valtteri Bottas foi 13º, igualando seu desempenho em Melbourne e o melhor início de temporada da Kick Sauber.
Alex Albon qualificou-se em 14º, sua pior posição inicial da temporada.
Esteban Ocon foi P15, fazendo duas provas consecutivas que ele escapou do Q1, enquanto seu companheiro de equipe foi nocauteado no Q1 em todas as corridas até agora nesta temporada.
Lance Stroll foi nocauteado no Q1 em Suzuka pelo terceiro ano consecutivo.
Kevin Magnussen foi eliminado no Q1 pela primeira vez este ano.
Logan Sargeant ainda não saiu do Q1 deste ano, já que Zhou Guanyu foi o qualificador mais lento pela terceira corrida consecutiva.
Comentários