“Fast Friday” servir de indicação, o recorde de velocidade da pole para as 500 Milhas de Indianápolis apresentado por Gainbridge pode estar em perigo no domingo, e a equipe Penske tem essa marca em vista.
Os companheiros de equipe da Penske Josef Newgarden, Scott McLaughlin e Will Power foram os três pilotos mais rápidos durante as simulações de qualificação nos treinos de sexta-feira para a 108ª edição de “O Maior Espetáculo das Corridas”, enquanto o foco mudou para PPG Apresenta Qualificação das Forças Armadas no sábado e domingo no Oval de 2,5 milhas.
O atual vencedor das 500 milhas de Indianápolis, Newgarden, obteve média de 234,063 mph em seu melhor simulador de qualificação de quatro voltas no número 2 da Shell Powering Progress Team, Penske Chevrolet. O atual campeão da NTT INDYCAR SERIES, Alex Palou, estabeleceu o recorde do evento no ano passado com uma velocidade média de 234,217 a caminho de sua primeira pole “500” na carreira.
As velocidades dispararam na sexta-feira porque os motores Honda e Chevrolet que impulsionam o campo apresentavam aproximadamente 100 cavalos a mais devido ao aumento dos níveis de impulso que também estarão disponíveis neste fim de semana durante a qualificação das Forças Armadas do PPG Presents.
“Você não pode ficar muito animado em um dia como hoje”, disse Newgarden, duas vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES. “Estamos testando. Todo mundo está testando. Conta quando importa, mas acho que temos carros velozes. Não há duvidas. Devemos estar um pouco satisfeitos com o que estamos vendo. Esta equipe trabalhou duro.
“Precisamos juntar nossas peças amanhã. Vai ser mais difícil amanhã; vai ser ainda mais difícil no domingo.”
O primeiro dia do PPG Apresenta Qualificação das Forças Armadas acontece das 11h às 17h50 de sábado. Uma sessão de treinos precederá a qualificação das 8h30 às 9h30, com dois grupos de 30 minutos.
As posições 13-30 no grid de largada serão definidas no sábado, com as sessões de qualificação Last Row Shootout, Top 12 e Firestone Fast Six no domingo à tarde decidindo o resto do grid de largada de 33 carros.
McLaughlin postou o segundo sim de qualificação mais rápido, 233,623 no número 3 da Pennzoil Team Penske Chevrolet. O vencedor da Indy 500 de 2018 e bicampeão da série Power ficou em terceiro lugar com 233.451 no 12º lugar da Verizon Business Team Penske Chevrolet.
Os pilotos da Arrow McLaren conquistaram o quarto e quinto lugares na tabela de velocidade do simulador de qualificação. O vencedor da Indy 500 de 2016, Alexander Rossi, foi o quarto com 233,355 no Chevrolet Arrow McLaren nº 7, enquanto Pato O'Ward foi o quinto com 233,043 no Chevrolet Arrow McLaren nº 5.
Colton Herta foi o piloto mais rápido geral em uma única volta na sexta-feira, com uma viagem máxima de 234,974 na 26ª Gainbridge Honda da Andretti Global com Curb-Agajanian.
“Estou feliz com o que conseguimos fazer”, disse Herta. “Parece que nos falta um pouco de velocidade (para as eliminatórias). É bom ser o mais rápido, mas isso não significa muito para a classificação.”
O novato Kyle Larson foi o segundo mais rápido geral em uma única volta com 234,271 no 17º Hendrickcars.com Arrow McLaren Chevrolet. Ele ficou em 10º na tabela de velocidade do simulador de qualificação com 232,549. O campeão da NASCAR Cup Series de 2021, Larson, está tentando a “dobradinha” das corridas no “500” e na NASCAR Coca-Cola 600 no Charlotte Motor Speedway no domingo, 26 de maio.
A volta de 234,260 de Newgarden – a primeira em seu simulador de qualificação de quatro voltas mais rápido – terminou como a terceira volta mais rápida no geral.
Todos os 34 pilotos que tentaram ganhar uma das 33 vagas de largada combinaram-se para completar 990 voltas hoje, uma redução significativa em relação a quarta e quinta-feira, já que as equipes se concentraram principalmente em corridas individuais em simulações de qualificação, em vez de correrem inúmeras voltas no trânsito para testar configurações de corrida.
Houve um incidente na sessão de seis horas. O novato Nolan Siegel rodou na curva 2 durante uma simulação de qualificação e atingiu a barreira SAFER. O Dale Coyne Racing Honda nº 18 de Siegel então rolou e ficou brevemente no ar, pousando em seu sidepod esquerdo e deslizando pelo backstretch em seu aro de rolagem. Siegel saiu ileso. O carro foi fortemente danificado e Siegel disse que a equipe está mudando para um carro reserva.
O 108º Indianápolis 500 está agendado para domingo, 26 de maio
Comments