Josep María Martí deu aos fãs espanhóis muito o que comemorar ao garantir sua primeira pole position na Fórmula 3 em casa. Uma sessão de ajustes foi até a tentativa final, com o piloto da Campos Racing 1: 27.587 vencendo Taylor Barnard da Jenzer Motorsport e Franco Colapinto da MP Motorsport por dois décimos e meio.
Enquanto as nuvens escuras pairavam preocupantemente no céu, o campo optou por sair na primeira oportunidade, com Martí liderando a fila. Com pouco espaço para respirar no circuito de 4,657 km, os pilotos duelaram pela posição na pista antes de disparar para suas primeiras voltas rápidas.
Mantendo as coisas limpas e organizadas, Leonardo Fornaroli conseguiu brevemente a volta mais rápida, mas Paul Aron rapidamente subiu para o P1 com 1: 28,369, passando um décimo mais rápido que o piloto do Trident. Dino Beganovic também subiu seu PREMA entre os três primeiros.
Banker voltas na bolsa, os pilotos entraram nos boxes para trocar por um novo conjunto de pneus duros e voltaram à pista com 18 minutos restantes. Colapinto saiu na frente com 1m28s233, apesar do piloto da MP Motorsport ter encontrado tráfego nas últimas curvas. Aron respondeu rapidamente recuperando o primeiro lugar momentaneamente, antes de Martí, Sebastián Montoya e Barnard rebaixarem o Mercedes júnior para quarto.
Menos de um segundo separou os 20 primeiros e tudo se resumiu a uma tacada final. Beganovic lançou o desafio primeiro, quebrando em 1:27s. No entanto, o # 23 Campos de Martí estava voando, indo roxo nos dois primeiros setores para arrebatar a pole position provisória e sem mais melhorias nos dois minutos finais, seu trabalho estava feito.
O criador do ritmo de prática, Barnard, continuou seu ímpeto ascendente com sua última volta rápida, marcando para ele seu melhor resultado de qualificação em segundo, enquanto Colapinto ficou em terceiro. Beganovic e Aron garantiram suas vagas entre os cinco primeiros, à frente do líder do campeonato, Gabriel Bortoleto. Montoya venceu Mari Boya e Fornaroli pelo sétimo lugar, enquanto Grégoire Saucy completou o top 10 do ART Grand Prix.
Zak O'Sullivan e Luke Browning se alinharão na primeira linha da grade reversa júnior da Williams para a Sprint Race de sábado. O piloto da PREMA Racing estará na pole quando as coisas começarem às 05h30, horário de Brasília.
Comments