Gabriele Minì estava no controle total enquanto liderava todas as voltas para conquistar sua primeira vitória na Fórmula 3 nas ruas de Monte Carlo. Depois de conquistar a pole na qualificação na sexta-feira, o piloto da Hitech Pulse-Eight sabia que era tudo uma questão de manter a calma na frente e o júnior da Alpine provou isso com um desempenho perfeito do início ao fim.
Dino Beganovic, da PREMA Racing, tentou colocar seu colega estreante sob pressão, mas não conseguiu passar do segundo lugar, enquanto Paul Aron garantiu 2 a 3 para a equipe italiana após se defender das tentativas de Luke Browning de tirar o último lugar do pódio.
COMO ACONTECEU Depois de conquistar seu primeiro pódio na Fórmula 3 no Sprint Race, Leonardo Fornaroli não teve a chance de somar mais pontos novamente depois que o piloto da Trident estagnou no grid na volta de formação.
Quando as cinco luzes se apagaram, Minì conseguiu um lançamento decente fora da linha para manter Beganovic para trás. O quinto colocado Collet imediatamente tentou colocar pressão em Browning, mas o piloto da Van Amersfoort Racing teve que diminuir o ritmo quando o asfalto se esgotou rapidamente na curva 1.
Mais atrás, o vencedor da Sprint Race, Josep María Martí, e o líder do campeonato, Gabriel Bortoleto, se mediram. Indo roda a roda, Martí tentou contornar o Trident e Franco Colapinto na Curva 6 no momento em que o carro MP Motorsport de Colapinto sofreu um estalo de sobreviragem. Esse momento permitiu a Bortoleto ganhar a oitava posição do argentino. Ido Cohen perdeu seu Rodin Carlin na entrada da curva 12 enquanto lutava com seu companheiro de equipe Oliver Gray e acabou nas barreiras, acionando o Safety Car.
O Racing voltou ao início na volta 6 e Minì não esperou, indo cedo para Rascasse para segurar Beganovic. Sentado um pouco mais atrás em quinto, Taylor Barnard recebeu uma penalidade de 10 segundos por deixar a pista e ganhar uma vantagem. O piloto da Jenzer Motorsport cortou a curva na curva 1 na primeira volta, tendo ficado lado a lado com Bortoleto e Colapinto.
Na busca pelo terceiro lugar, a diferença diminuiu e diminuiu entre Aron e Browning. Na volta 17, o júnior da Williams estava atrás do # 1 PREMA, mas não conseguiu encontrar uma maneira de superar o estoniano.
Atrás de Browning, as tentativas de Sebastián Montoya de se preparar para uma jogada sobre Collet para o quinto lugar terminaram em desgosto para ambos. Com o brasileiro sofrendo com a degradação dos pneus, o Red Bull júnior teve ótima tração na curva 1, mas tocou no pneu traseiro esquerdo de Collet na subida. Deixou o brasileiro com um furo e forçou Montoya a ir aos boxes para uma nova asa dianteira. O Hitech Pulse-Eight recebeu posteriormente uma penalidade de 10 segundos por causar a colisão.
As etapas finais viram Beganovic recuar para a janela DRS de um segundo de Minì, mas não havia nada que o sueco pudesse fazer para impedi-lo de se segurar e reivindicar uma vitória inaugural monumental.
Apesar de Browning ter se aproximado de três décimos na última volta, Aron conseguiu garantir seu segundo pódio na F3. Bortoleto reforçou a liderança do campeonato em quinto, na frente de Colapinto e Zak O'Sullivan. O pênalti de Barnard o rebaixou para oitavo, à frente de Martí e Grégoire Saucy, que completaram o top 10.
FRASE DO VENCEDOR – Gabriele Minì, Hitech Pulse-Eight “Como eu disse na sexta-feira, o Quali é fundamental. Na verdade, consegui manter minha posição na largada, consegui fazer a volta mais rápida por muito pouco, mas ainda consegui somar todos os pontos para esta corrida, estou muito feliz com isso.
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO Gabriel Bortoleto continua de pé na liderança da classificação de pilotos com 73 pontos. A vitória elevou Gabriele Minì ao segundo lugar, 17 pontos atrás do piloto do Trident. Grégoire Saucy fica atrás do # 16 Hitech Pulse-Eight para terceiro em 47, um ponto à frente de Dino Beganovic. Paul Aron completa os cinco primeiros com 38 pontos.
A Trident continua na liderança do campeonato por equipes com 124 pontos, à frente da PREMA Racing com 110. A Hitech Pulse-Eight está oito pontos atrás, em terceiro, ao quebrar a barreira dos 100 pontos. O ART Grand Prix está em quarto lugar com 54 pontos, com 13 pontos a mais que o quinto colocado Campos Racing.
PROXIMA ETAPA O pelotão não terá muito tempo para descansar e recomeçar, já que a Fórmula 3 segue para o Circuito de Barcelona-Catalunha para a Rodada 5, que acontecerá de 2 a 4 de junho.
Comments