top of page

F2 - Vesti inatacável na vitória de Silverstone

O líder do campeonato, Frederik Vesti, liderou durante toda a corrida molhada de Silverstone Sprint para obter sua terceira vitória na campanha de Fórmula 2 de 2023. O piloto da PREMA Racing estava em uma liga à parte, batendo Théo Pourchaire por mais de 13 segundos, com o piloto da ART Grand Prix terminando em segundo. Jack Doohan conquistou o terceiro lugar após uma batalha de ida e volta com Oliver Bearman.

COMO ACONTECEU O reverso da pole, Vesti, começou as coisas com uma boa largada, afastando-se de Isack Hadjar, Pourchaire e Bearman, que despachou Enzo Fittipaldi com um movimento corajoso ao redor de Becketts.

Mais atrás, Brad Benavides girou no The Loop após ser marcado por Clément Novalak, enquanto a dupla tentava evitar a desaceleração de Ayumu Iwasa. O piloto do Trident recebeu posteriormente uma penalidade de cinco segundos por causar uma colisão, e o Safety Car foi acionado no final da volta.

Assim que o Safety Car entrou no final da volta 3, Vesti mais uma vez acertou sua fuga e começou a construir sua vantagem na frente. O companheiro de equipe Bearman não perdeu tempo despachando dois carros em uma volta, passando Pourchaire na curva 3 e Hadjar após um manequim em Stowe para o segundo.

Seu esforço foi desfeito na volta 6 após um giro no Club, permitindo que Hadjar voltasse. Pourchaire também aproveitou a vantagem, conseguindo fazer seu próprio ziguezague para recuperar o terceiro lugar na mesma curva uma volta depois.

Fittipaldi e Victor Martins travaram uma batalha pelo sexto lugar. Do The Loop, a dupla ficou lado a lado até que o piloto nº 4 Rodin Carlin conseguiu entrar em Copse para manter a posição.

À medida que as condições melhoravam lentamente, Doohan alcançou Bearman na volta 11 para iniciar a luta pelas voltas restantes da Sprint Race.

À frente, Pourchaire utilizou sua melhor tração no Club para arrebatar o segundo lugar de Hadjar na volta 12. Ele então começou a tentar diminuir a diferença de 8,1s de Vesti na frente. A batalha de Beaman e Doohan continuou nos últimos estágios. O # 14 Invicta Virtuosi procurando ter feito a jogada, mas foi espremido no segundo turno em Stowe.

Isso deu a Bearman algum espaço para respirar e ele começou a se aproximar de Hadjar, que havia caído de Pourchaire. Um mergulho por dentro em Copse na volta 15 deu a Bearman a terceira posição, e Doohan o seguiu uma volta depois.

Doohan e Bearman retomaram a batalha na volta 17. Desesperado para manter a posição depois que Doohan saiu ao lado dele de Stowe, Bearman travou em Vale, correndo para o cascalho para cair atrás do australiano, assim como Fittipaldi e Hadjar.

Não havia nada que alguém pudesse fazer para negar a Vesti sua quinta vitória na Fórmula 2, já que ele chegou à vitória por 13,4s. Pourchaire teve que se contentar com o segundo lugar e Doohan completou o pódio.

Fittipaldi garantiu o quarto lugar à frente de Hadjar em quinto e Bearman em sexto. Martins e Arthur Leclerc completaram os oito primeiros pontos, com o piloto da DAMS subindo do P11 no grid.

FRASE CHAVE – Frederik Vesti, PREMA Racing

“Acabei de vencer a Sprint Race aqui em Silverstone, é uma boa recuperação do P10 de ontem. Obviamente, largamos na pole hoje, então foi bom converter essa pole em vitória. São pontos importantes para o campeonato, nos dão muita confiança para amanhã, onde esperamos lutar pelo pelotão começando em P10.”

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO Adicionando 10 pontos à sua contagem, Frederik Vesti agora detém uma margem de 21 pontos sobre Théo Pourchaire em segundo, 135 pontos a 114. Os cinco primeiros permanecem inalterados com Ayumu Iwasa em terceiro com 101, Oliver Bearman em quarto com 84 e Richard Verschoor arredondando fora os cinco primeiros com 75 pontos.

No campeonato por equipes, a PREMA Racing mantém sua vantagem de 43 pontos sobre o ART Grand Prix, em 219 contra 176 da equipe francesa. DAMS permanece em terceiro com 138 pontos, com Rodin Carlin perto de 28 pontos em quarto.

A SEGUIR Victor Martins tentará converter sua segunda pole position consecutiva em uma vitória inaugural ao se alinhar no primeiro lugar para a corrida especial de domingo. As luzes se apagam às 05h55, horário de Brasília.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page