top of page

F2 - Sprint Race - Vesti vence mesmo com chuva e pressão do Pourchaire no final

Frederik Vesti conquistou sua terceira vitória na temporada de 2023 em grande estilo, gerenciando condições de chuva, uma pista seca e uma investida tardia de seu rival mais próximo ao título para conquistar a vitória na Barcelona Sprint Race.

Théo Pourchaire fez duas jogadas no final da corrida após o reinício final do Safety Car para garantir um importante segundo lugar a partir do nono lugar no grid e manter Vesti a uma curta distância no campeonato.

O companheiro de equipe Victor Martins conquistou o terceiro lugar para colocar os dois pilotos do ART Grand Prix no pódio, garantindo seu primeiro pódio desde a segunda rodada em Jeddah.

COMO ACONTECEU O polesitter da grade reversa, Amaury Cordeel, assumiu a liderança após um procedimento de largada contínua devido ao forte aguaceiro. Na primeira curva, Vesti tentou colocar Jak Crawford para o segundo lugar, mas a dupla fez contato. Ele enviou Vesti pela estrada de fuga enquanto o Hitech Pulse-Eight derrubou a ordem com danos. O dinamarquês continuou na P2, mas o americano estava fora da corrida no final da primeira volta.

Ele não demorou muito no contato, já que o piloto da PREMA Racing assumiu a liderança de Cordeel para a curva 10 na volta 2, depois que o Invicta Virtuosi Racing # 15 correu ao lado na entrada da curva. Martins ultrapassou o belga em segundo lugar na volta 4, abrindo caminho por dentro na curva 1.

Depois de várias voltas atrás de Enzo Fittipaldi, Ayumu Iwasa encontrou alguma aderência no interior da curva 3 para terminar em nono na volta 8 do piloto de Rodin Carlin.

Pourchaire estava na caixa de câmbio de Jack Doohan desde a primeira volta, mas conseguiu sua passagem para o quinto lugar na volta 10. Mergulhando para dentro da curva 10, o piloto do ART Grand Prix teve tração para selar a posição na curva 12.

Cordeel teve outro grande momento na volta 12, desta vez na curva 7. Isso permitiu que Pourchaire e Doohan se esgueirassem para o quarto e quinto lugar, mas o # 15 Invicta Virtuosi quase conseguiu recuperar o ímpeto para manter Oliver Bearman atrás dele.

No meio da corrida, a vantagem de Vesti era de até cinco segundos sobre Martins. Todos os pilotos procuraram esfriar os pneus Pirelli de chuva enquanto a superfície da pista continuava a secar e mais começaram a perguntar sobre uma possível mudança para os slicks.

Jehan Daruvala, Kush Maini e Zane Maloney foram os primeiros a arriscar e colocar pneus macios na volta 17. Juan Manuel Correa entrou na volta seguinte para fazer a troca.

Daruvala fez a volta mais rápida da corrida até aquele ponto na volta 20, três segundos mais rápido que o líder da corrida Vesti. Enquanto isso, Correa perdeu seu carro Van Amersfoort Racing na curva 2, girando no cascalho e trazendo o Safety Car virtual para fora. Uma volta depois e o Safety Car completo foi acionado. Vesti optou por ir para os slicks, trazendo o resto dos líderes com ele.

O Safety Car foi retirado a quatro voltas do fim e Vesti conseguiu se livrar de Martins na relargada. Mais atrás, Pourchaire foi imediatamente atrás de Hauger para o terceiro lugar na Curva 1. Na Curva 3, ele ultrapassou o companheiro de equipe Martins para o segundo lugar para colocar seu rival pelo título em sua mira.

Com a corrida chegando ao fim após a intervenção do Safety Car, Vesti manteve Pourchaire à distância com uma série de voltas mais rápidas para garantir sua terceira vitória da temporada.

Martins resistiu à pressão tardia de Hauger para chegar a dois ARTs no pódio em terceiro, com Doohan garantindo o quinto lugar para Invicta Virtuosi. Richard Verschoor foi o sexto à frente de Bearman e Iwasa, que foi promovido à posição final de pagamento de pontos depois que Cordeel recebeu uma penalidade de cinco segundos por exceder os limites da pista.

FRASE DO VENCEDOR – Frederik Vesti, PREMA Racing

“P1 na Sprint Race em Barcelona, ​​muito feliz com esta vitória. Largamos em terceiro e sabia que havia uma boa possibilidade hoje de vencer em condições muito difíceis, passando dos pneus de chuva para os de seco. Bons pontos novamente e agora nos concentramos no amanhã".

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO A vitória de Vesti o eleva para 99 pontos, ampliando marginalmente sua vantagem sobre Pourchaire em segundo, agora com 93. Iwasa continua em terceiro com 70 pontos, à frente de Hauger e Maini, que completam os cinco primeiros com 53 e 49 pontos, respectivamente.

A PREMA Racing ainda lidera, agora com 144 pontos à frente do ART Grand Prix, que está com 123. DAMS continua em terceiro na classificação por equipes com 104.

A SEGUIR A FIA Formula 2 Feature Race está programada para começar às 06h25, horário de Brasília. Oliver Bearman larga da pole position no domingo.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page