Brasileiro e companheiros lutaram pela vitória até o final e terminaram a disputa na segunda colocação
Vinte e quatro horas de muitos duelos, adrenalina e minutos finais de tirar o fôlego. A 62ª edição das 24 Horas de Daytona, disputada sábado e domingo (27 e 28), teve ingredientes de muita emoção, com 59 carros na briga pelos títulos de uma das principais provas do endurance mundial, dividida em quatro categorias.
Na categoria principal, a GTP, o brasileiro Pipo Derani e os companheiros - os britânicos Jack Aitken e Tom Blomqvist – largaram da pole position com o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R, da equipe Action Express Racing, e lutaram pela vitória até os minutos finais.
Única equipe a ter três pilotos na corrida (as demais contaram com quatro competidores), eles cruzaram a linha de chegada em segundo lugar, apenas dois segundos atrás dos vencedores, o Porsche 963 pilotado pelo brasileiro Felipe Nasr e os companheiros Dane Cameron, Matt Campbell e Josef Newgarden.
Atual campeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, Derani celebrou o bom início de temporada. O brasileiro cravou na semana passada a pole position, estabelecendo um novo recorde para o circuito, comprovando o bom desempenho do carro e as boas expectativas para o campeonato deste ano.
“Correr essa prova, é sempre uma emoção. Estamos aqui para aproveitar também esses momentos. Foi uma corrida fantástica para os fãs”, comentou Derani, que venceu as 24 Horas de Daytona em 2016, em sua estreia no IMSA.
“Claro que queríamos a vitória, mas não há nada melhor do que lutar lado a lado com outros grandes competidores e ter um final tão incrível, em uma corrida que foi muito disputada do início ao fim”, destacou o brasileiro, que é bicampeão do IMSA (2021/2023).
O último stint da prova teve Blomqvist ao volante e o piloto chegou a superar Nasr, após o pit stop. A briga foi ferrenha, mas os rivais tiveram uma estratégia mais eficaz na economia de combustível e garantiram a vitória.
“O Tom fez um trabalho fantástico para tentar superar o Felipe e estava mais difícil estar fora da pista do que dentro. Demos tudo o que podíamos, mas no final eles ficaram com a vitória. Mas estou muito orgulhoso, porque o trabalho de toda a equipe foi fantástico. Não cometemos um único erro durante toda a semana. Nosso carro estava muito competitivo. Estivemos na frente, brigando do início ao fim. Foram grandes disputas”, continuou Derani.
O brasileiro, que contou com o apoio do BB Americas nas 24 Horas de Daytona, deixou a pista muito confiante e otimista para poder brigar este ano por seu tricampeonato. “Foi ótimo começar o ano assim. No ano passado, terminamos em quinto lugar aqui, em uma temporada de altos e baixos, que no final terminou com a conquista do título. Então, temos certeza de que podemos estar ainda mais fortes em 2024. Começar a temporada com uma pole e um segundo lugar, nós dá muita esperança e nos mostra que estamos no caminho certo para lutar por mais um campeonato”, finalizou Derani.
A próxima etapa da temporada do IMSA acontecerá em uma das pistas onde o brasileiro é destaque: as 12 Horas de Sebring, entre os dias 13 e 16 de março. Derani é tetracampeão da corrida.
Confira os 10 primeiros nas 24 Horas de Daytona / categoria GTP:
1. D. Cameron / F. Nasr / M. Campbell / J. Newgarden (Porsche 963) 791 voltas em 23h58min24s723
2. P. Derani / J. Aitken / T. Blomqvist (Cadillac V-Series.R) +2.112
3. J. Taylor / L. Deletraz / C. Herta / J. Button (Acura ARX-06) +14.989
4. N. Tandy / M. Jaminet / K. Estre / L. Vanthoor (Porsche 963) +15.387
5. G. Bruni / N. Jani / A. Picariello/ R. Dumas (Porsche 963) +44.479
6. T. van der Helm / P. Hanson / B. Keating / R. Westbrook (Porsche 963) +2 voltas
7. C. De Phillippi / N. Yelloly / M. Martin / R. Rast (BMW M Hybrid V8) + 13 voltas
8. J. Krohn / A. Farfus / P. Eng / D. Vanthoor (BMW M Hybrid V8) + 15 voltas
9. R. Taylor / F. Albuquerque / B. Hartley / M. Ericsson (Acura ARX-06) Não completou
10. R. van der Zande / S. Bourdais / S. Dixon / A. Palou (Cadillac V-Series.R) Não completou
Comments