O campeão mundial de Fórmula E Jake Dennis (Andretti Formula E Team) venceu a corrida de abertura do Diriyah E-Prix double-header, superando a decepção do nono lugar no México com uma vitória impressionante pela segunda maior margem de vitória na história da Fórmula E.
Dennis largou em terceiro na grelha, mas lidou habilmente com as condições escorregadias da pista e dois dos seus rivais mais experientes largaram à sua frente numa demonstração desafiadora das suas credenciais de campeão mundial. Dennis terminou 13,289 segundos à frente do único bicampeão da Fórmula E, Jean-Éric Vergne (DS PENSKE), um feito raro na Fórmula E, onde a maioria dos pódios geralmente ocorre dentro de um único segundo.
Partindo da Julius Bär Pole Position, Vergne manteve a liderança inicial, mas um escorregão deu a Dennis a vantagem e Vergne não conseguiu pressionar Dennis, que se afastou, com Vergne finalmente conquistando o segundo lugar.
A três voltas da bandeira quadriculada na última volta, uma tentativa de segundo lugar de Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) fez com que o Kiwi ultrapassasse uma manobra arriscada. Isso deixou dois carros passarem e deixou Evans desconsolado em quinto lugar, depois de manter uma posição forte entre os três primeiros durante a maior parte da corrida.
Foi um dia mais positivo para Nick Cassidy, contratado fora de temporada da Jaguar TCS Racing, que executou uma estratégia de corrida inovadora com ativações tardias do MODO ATAQUE que o impulsionou de sétimo no grid para terminar no pódio em terceiro, ganhando com o erro de seu companheiro de equipe.
Sam Bird (NEOM McLaren Formula E Team) mais uma vez mostrou sua afinidade com o Diriyah Street Circuit, subindo cinco posições, do nono para o quarto lugar, e ganhando o prêmio ABB Driver of Progress pelo maior número de lugares conquistados na corrida.
Norman Nato e Maximilian Günther também tiveram desempenhos sólidos, terminando em sexto e sétimo, respectivamente, enquanto Pascal Wehrlein, o vencedor da primeira corrida da temporada na Cidade do México, manteve a liderança no campeonato mundial de pilotos por uma pequena margem depois de terminar em oitavo.
Anteriormente, o ator vencedor do Oscar Adrien Brody experimentou dirigir o carro de corrida Fórmula E GEN3 em duas voltas em alta velocidade na pista. Ele também experimentou o safety car Porsche Taycan. Ele foi acompanhado por sua parceira, a estilista Georgina Chapman, para assistir à corrida.
A segunda corrida do Diriyah E-Prix double-header é amanhã (sábado, 27 de janeiro), Rodada 3 da Temporada 10 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
Comments