Jake Dennis (equipe Avalanche Andretti de Fórmula E) fez história na Fórmula E na segunda corrida do Hankook Rome E-Prix para recuperar a liderança na luta pelo título mundial com apenas duas corridas restantes. O britânico conquistou todos os adversários em Roma em seu caminho para conquistar o primeiro Grand Slam da era GEN3: Julius Bär Pole Position, TAG Heuer Fastest Lap e a vitória da corrida enquanto liderava todas as voltas da corrida.
Em outra corrida dramática nas ruas escaldantes da Cidade Eterna e após o maior acidente em uma corrida de Fórmula E ontem, Dennis foi novamente capaz de se manter fora de um desastre que atingiu seus rivais mais próximos pelo título, Nick Cassidy (Envision Racing) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) logo atrás dele logo na segunda volta da corrida.
Enquanto Cassidy se preparava para assumir a liderança de Dennis na zona de frenagem na infame curva 7, Evans perdeu a traseira de seu Jaguar na compressão, cortou o Andretti do líder e lançou espetacularmente por cima do Envision Racing Jaguar I-TYPE 6 de Cassidy.
O incidente aéreo demonstrou novamente a resiliência do carro de corrida GEN3 em sua primeira temporada de competição na Fórmula E apenas um dia após o shunt de vários carros - e destaca a natureza excepcionalmente intensa e de alto risco da série, enquanto os pilotos lutam nas ruas da cidade entre paredes sem limites de trilha.
Foi mais um grande momento na batalha pelo título de Pilotos e Dennis aproveitou ao máximo. A lesão de Evans provou ser terminal depois que ele voltou mancando para os boxes, enquanto Cassidy só conseguiu se recuperar para terminar em 14º e fora dos pontos cruciais para o Kiwi, que começou a corrida liderando a luta pelo título por cinco pontos sobre Dennis.
A partir daí, Dennis parecia seguro e conseguiu dominar a corrida para terminar três segundos à frente de Norman Nato (Nissan Formula E Team) em segundo. O próprio Nato lutou bravamente para segurar Sam Bird (Jaguar TCS Racing) durante todo o tempo, apesar de ter sofrido danos iniciais em sua asa dianteira.
Essa foi a primeira vitória da era GEN3 e apenas o quarto 'grand slam' na história de 114 corridas da Fórmula E. Um desses Grand Slams anteriores foi conquistado por Dennis e o único piloto a ter conquistado mais de um na história da Fórmula E. Enquanto isso, mais de 26.000 compareceram ao fim de semana da corrida dupla em Roma para experimentar o entretenimento ininterrupto do automobilismo de classe mundial.
O resultado significa que Dennis tem uma vantagem de 24 pontos sobre Cassidy indo para a rodada dupla do final da temporada em Londres - solo em casa e um circuito onde ele venceu duas vezes. Evans está 44 pontos atrás em terceiro, enquanto Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) mantém uma pequena esperança matemática, 49 pontos atrás do primeiro lugar.
A Envision Racing lidera a tabela de equipes com 14 pontos sobre a TAG Heuer Porsche, enquanto a Jaguar TCS Racing está em terceiro com 228 pontos.
Como provaram as duas corridas em Roma, tudo pode acontecer na Fórmula E, e o último fim de semana da temporada certamente apresentará mais reviravoltas à medida que a batalha pelo campeonato atinge seu emocionante clímax.
Comments