Jamie Chadwick se tornou a primeira mulher a vencer uma corrida INDY NXT by Firestone desde 2010 – e apenas a terceira mulher a vencer na série de desenvolvimento INDYCAR – com sua vitória no domingo em o Grande Prêmio da Road America.
O piloto inglês Chadwick liderou todas as 20 voltas desde a pole no carro VEXT nº 28 da Andretti Global para se tornar a primeira mulher vencedora no INDY NXT desde Pippa Mann em setembro de 2010 no Kentucky Speedway. Ana Beatriz é a outra mulher vencedora da série, com vitórias únicas em 2008 e 2009. Chadwick é a primeira mulher a vencer uma corrida INDY NXT em estrada ou rua, já que Beatriz e Mann venceram em ovais.
“Não tenho palavras”, disse Chadwick. “Honestamente, estou um pouco emocionado. Tivemos um carro inacreditável este ano e simplesmente não conseguimos fazer nada a respeito. Estou tão feliz por termos aguentado lá.”
Chadwick alcançou a vitória por 0,8203 de segundo sobre o companheiro de equipe da Andretti Global, Louis Foster, no carro nº 26 da Copart/Novara Technologies. Foster superou o líder da série, Jacob Abel, no carro nº 51 da Abel Construction, colocado em campo pela Abel Motorsports, por 0,0236 de segundo no final, para manter o segundo lugar e cortar a liderança do campeonato de Abel. Abel lidera Foster por 19 pontos.
“Muitos parabéns a Jamie”, disse Foster. “Ela fez um trabalho incrível. Ela era a mulher a vencer neste fim de semana. Muito, muito rápido. Mais do que feliz pela equipe. Um-dois, você não pode pedir mais nada.”
Reece Gold terminou em quarto lugar na temporada no carro nº 10 da HMD Motorsports, enquanto o companheiro de equipe da HMD Caio Collet ficou em quinto lugar no carro nº 18 como o estreante líder na corrida.
Chadwick se tornou a primeira mulher a conquistar uma pole em uma pista de estrada ou rua no INDY NXT pela história da Firestone no sábado, e ela nunca abriu mão dessa posição na corrida. Mas a jornada não foi nada fácil para Chadwick, em sua segunda temporada no INDY NXT, depois de vencer três campeonatos na W Series exclusivamente feminina, com sede na Europa.
Abel saltou da quarta posição inicial para a segunda e imediatamente aplicou pressão em Chadwick na primeira volta da corrida, depois que a mudança de Foster para a liderança foi ampla na Curva 1. Mas ela conseguiu, mantendo uma diferença de cerca de sete décimos de segundo. dois períodos de cautela na primeira metade da corrida.
Então Foster ultrapassou Abel com um movimento interno na curva 1 da volta 13, dando a Chadwick 1,3 segundos de espaço para respirar enquanto os dois rivais pelo título duelavam lado a lado. Mas Foster dirigiu até a caixa de câmbio de Chadwick duas voltas depois, mas ela desviou sua jogada para assumir a liderança na Curva 13.
Foster e Abel continuaram a jogar lado a lado pelo segundo lugar na volta 15, dando a Chadwick uma margem de sete décimos de segundo. O então estreante da série Myles Rowe saiu da pista na curva 1 no HMD nº 99 com o carro da Force Indy na volta 16, coletando a máquina nº 21 da ABEL Motorsports de Jordan Missig. Nenhum dos motoristas ficou ferido.
Esse incidente desencadeou uma bandeira vermelha dos oficiais da corrida para dar tempo para uma chegada com bandeira verde. Chadwick liderou o campo para o verde na volta 19 em uma corrida de duas voltas para o xadrez.
Ela construiu uma vantagem de sete décimos de segundo sobre Foster enquanto a bandeira branca voava e nunca foi desafiada na última volta sob o sol forte de Wisconsin.
“Com a bandeira vermelha no final, eu pensei, 'Vamos lá”, disse Chadwick. “Começamos a perder um pouco os pneus. Então, eu simplesmente sabia que tinha que ser agressivo. Eu sabia que eles (Foster e Abel) tinham um campeonato para se preocupar, e eu só precisava baixar a cabeça. Eu realmente queria vencer hoje.”
Comentários