Eles confirmaram por antecipação os títulos das classes A e B, respectivamente. No domingo, Fernando Trennepohl e Bruna Dias decidem quem será campeão da Rookie
O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), foi o palco de um sábado (2/12) marcante em que a Turismo Nacional conheceu os campeões das categorias A e B na temporada 2023. Juninho Berlanda, catarinense de 30 anos, conquistou o título da categoria dos carros mais vendidos do Brasil depois de um dia de quatro vitórias em quatro provas disputadas na classe A. O piloto do Toyota Yaris da Pein Competições abriu vantagem suficiente para garantir o campeonato com duas corridas de antecipação. Quem igualmente soltou o grito de campeão nesta tarde foi o também catarinense Augusto Freitas. Com 47 anos, o competidor da Fast Competições faturou seu primeiro título brasileiro no automobilismo depois de faturar quatro triunfos na categoria B a bordo do seu Chevrolet New Onix.
Além dos títulos, Berlanda e Freitas conquistaram uma premiação adicional. Os campeões vão receber também um novo Kit Audace (conjunto de motor 2.0 e câmbio paddle-shift, fornecidos pela empresa), inscrição e seis pneus em cada etapa Sprint. O prêmio será válido para uso na temporada 2024 da temporada Sprint. Para tal, os pilotos deverão estar inscritos para as disputas das etapas do campeonato Overall, composta pelos eventos de corridas mais curtas e também das provas Endurance.
Juninho Berlanda alcançou estatísticas impressionantes em 2023: 18 vitórias, nove poles, 19 voltas mais rápidas e um total de 100% das provas no top-5: 34. Números de campeão: “A sensação é de felicidade e de alívio. Fizemos um ano maravilhoso, mas fomos surpreendidos pelo Ernani Kuhn no Velopark, onde ele venceu as seis corridas. A cabeça ficou mexida. Mas mantivemos os pés no chão e a cabeça no lugar. Tinha certeza que seria rápido aqui, nos aplicamos durante as classificações, conquistamos todas as poles e vencemos as quatro corridas também. Conquistar o título no sábado nos deixa mais tranquilos e com a certeza que vamos nos divertir neste domingo”.
Augusto Freitas também teve um ano muito forte em sua classe. O piloto venceu 17 corridas na B, sendo três delas no geral, marcou 12 poles e foi ao top-5 em 30 oportunidades. O criciumense enalteceu seu chefe de equipe, Fabiano Cardoso. “O sabor de ser campeão brasileiro é único. Impossível explicar. Saboroso também é dedicar o título ao Fabiano Cardoso, um cara que sempre me ensinou muito, me cobrou em alto nível. Eu me desafio todos os dias, e ele elevou demais minha régua. Devo tudo a ele. Mas muitas pessoas me ajudaram a chegar aqui: minha esposa, que me acompanhou em todas as provas; meu irmão, Thiago; toda a equipe Fast Racing. Indescritível. Eu não desisti e estou aqui”, vibrou.
Com a jornada deste sábado, a Turismo Nacional agora tem definidos os campeões das categorias A e B em 2023, além das classes Sênior A — conquistada pelo piloto cearense Beto Pontes —, e da Sênior B, que tem como campeão o paulista radicado em Goiânia Ewerson Dias. Entretanto, a definição do título dos Rookies ainda está em jogo. O gaúcho Fernando Trennepohl e a mineira Bruna Dias estão na luta pela taça de campeão entre os estreantes. Os dois travaram grande duelo na volta final da corrida 4 em Cascavel, em que Bruna levou a melhor na linha de chegada e terminou na frente por apenas 0s067. 55 pontos separam Trennepohl de Bruna, com 90 tentos ainda em jogo no campeonato.
O campeonato se encerra com duas corridas neste domingo de coroação dos campeões. A quinta prova do calendário está marcada para 11h20, enquanto a sexta e última disputa do calendário tem largada prevista para 14h10. A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo a partir de sábado no canal oficial da categoria no YouTube e também na Twitch da Tribo do Gaules e no canal do streamer Victor Ludgero, também na Twitch. Manhã de grandes corridas — As duas primeiras provas do fim de semana em Cascavel mostraram por que Berlanda e Freitas foram os nomes da temporada. Ambos largaram da pole position nas classes A e B e lideraram praticamente de ponta a ponta para vencer as corridas 1 e 2 e somaram 80 pontos cada.
Foi uma manhã de belíssimos pegas, como entre Edu Cavalli e Pablo Alves, dono de grande recuperação depois de ter largado em 14º, além das batalhas entre Rogério Santos Neto e Ewerson Dias, que também lutou com Gui Sirtoli e Edu de Paula.
Ernani Kuhn terminou em segundo nas duas corridas no primeiro período e seguiu para a tarde ainda com chances matemáticas de título depois de ter somado 66 pontos pela manhã. Célio Vinícius enfrentou problemas e somou apenas 24 tentos, vendo a possibilidade de conquistar o campeonato na categoria B ainda mais distante.
A disputa pelo título entre os Rookies esquentou depois do revés sofrido por Fernando Trennepohl, que abandonou a primeira corrida e sequer largou na disputa seguinte. Em contrapartida, Bruna Dias conquistou um segundo lugar e uma vitória na classe. Tarde de campeões — Os principais nomes da temporada fizeram valer a posição de honra do grid e mantiveram a dianteira das suas classes. Mesmo com o título encaminhado, Freitas lutou com Ernani pelo segundo lugar geral ao mesmo tempo em que também era pressionado por Pablo Alves, que vinha em terceiro na categoria A.
Mas as colocações de pista entre os primeiros colocados se mantiveram: Berlanda e Augusto Freitas triunfaram pela terceira vez em três corridas no fim de semana. Restava um triunfo para cada um deles confirmar o título.
Os dois sustentaram a liderança na largada da última corrida do dia e foram seguidos pelos segundos colocados das suas classes: Ernani Kuhn vinha logo atrás, enquanto Célio Vinícius reagiu depois de um começo de sábado complicado e ficou só atrás de Augusto na B. A prova também teve outros destaques: a batalha entre Pablo Alves e Arthur Scherer, que disputam também o terceiro lugar do campeonato, e o embate direto entre os principais concorrentes da categoria B: Célio Vinícius lutou até o fim com Augusto Freitas.
No fim das contas, o sábado foi de confirmação de dois campeões da Turismo Nacional: com vitória, Juninho Berlanda assegurou matematicamente o título na categoria A, enquanto Augusto Freitas consolidou mais um triunfo e enfim conseguiu soltar o grito de campeão da classe B.
A corrida ainda teve um desfecho eletrizante na luta entre competidores que lutam pelo título entre os Rookies: Bruna Dias venceu a batalha com Fernando Trennepohl na linha de chegada e terminou na frente por somente 0s067.
Programação em Cascavel
Domingo, 3/12
09h05 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
09h40 – Visitação aos Boxes
11h20 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
12h35 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
14h10 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
Comments