top of page

5 Vencedores e 5 Perdedores do GP do Áustria

Max Verstappen continuou sua marcha implacável em direção ao terceiro campeonato mundial consecutivo com uma vitória esmagadora na corrida caseira da Red Bull na Áustria.

Mas havia um mundo de dor para muitos de seus rivais, especialmente aqueles que receberam penalidades de tempo pós-corrida por entrar em conflito com os limites da pista.

Vencedor: Max Verstappen Max Verstappen foi implacável no Red Bull Ring ao conquistar o P1 e a vitória no Sprint, e depois a pole e a vitória no evento principal.

O triunfo de domingo foi sua 42ª vitória em Grandes Prêmios e significa que ele garantiu metade das vitórias de sua carreira nos últimos 14 meses. Foi a quinta vitória do holandês no Red Bull Ring, mais do que em qualquer outra pista de sua carreira, e seu oitavo pódio naquela pista – seu melhor recorde em qualquer pista da F1.

Ele agora lidera o companheiro de equipe da Red Bull, Sergio Perez, por 81 pontos – uma contagem que vale mais de três vitórias em Grandes Prêmios – e continua seu recorde de ter terminado entre os dois primeiros em todas as corridas até agora neste ano.

Perdedores: Haas Haas costuma correr bem na Áustria e enquanto Nico Hulkenberg marcou pontos no Sprint no domingo após uma classificação heróica, uma repetição não era para acontecer quando uma falha na unidade de potência na corrida de domingo o fez parar logo após seu primeiro pit stop.


Mesmo que tivesse evitado o problema do motor, o alemão – e seu companheiro de equipe Kevin Magnussen – não teve ritmo para lutar por pontos.

Isso significa que a equipe americana deixa a Áustria com muito dever de casa para entender por que eles lutam tanto na distância da corrida. Vencedor: Charles Leclerc Charles Leclerc teve uma fase difícil em 2023 e foi muito duro consigo mesmo ao avaliar seu desempenho no Sprint sábado.

Mas ele não errou no Grande Prêmio de domingo - e até liderou por um breve período antes de cruzar a linha de chegada em segundo para o melhor resultado dele e da Ferrari na temporada.


Leclerc fez uma ótima corrida para selar o P2 atrás de Max Verstappen

Foi seu quarto pódio no Red Bull Ring e o 800º da Ferrari na Fórmula 1, com a Scuderia mostrando que deu um passo à frente em termos de ritmo de corrida pelo segundo fim de semana consecutivo.

Perdedores: Mercedes Depois de dois fins de semana em que pareciam ser os adversários mais próximos da Red Bull, a Mercedes não estava em nenhum lugar na Áustria, onde Lewis Hamilton e George Russell lamentaram uma Flecha de Prata que era lenta por razões que permanecem obscuras para eles. Quando eles rapidamente perceberam que o Mercedes não tinha uma traseira forte para as curvas de alta velocidade da Áustria, eles tiraram muita asa dianteira - mas isso significava que o carro estava deslizando em certas curvas.

Hamilton foi o que mais lutou com isso dos dois pilotos da Mercedes, ganhando uma penalidade de tempo na corrida – e outra após a bandeira quadriculada deixando-o classificado em oitavo, uma posição atrás de Russell.

Hamilton teve uma corrida frustrante na Áustria


Vencedor: Lando Norris Lando Norris tradicionalmente vai bem no Red Bull Ring, mas não esperava outro fim de semana forte nas colinas da Estíria, dado o quanto sua equipe McLaren lutou por desempenho puro até agora nesta temporada. No entanto, ele recebeu o pacote de atualização que a equipe conseguiu preparar cedo - e aproveitou para terminar um brilhante quinto lugar, que passou para o quarto lugar após um pênalti de Carlos Sainz. Esse é o melhor resultado da McLaren na temporada e os aproxima da Alpine na batalha pelo quinto lugar no campeonato de construtores.

Perdedores: Aston Martin O protesto da Aston Martin sobre os limites da pista não serem aplicados em alguns casos foi mantido, e isso significa que Fernando Alonso foi promovido de sexto para quinto - seu melhor resultado na Áustria - com Lance Stroll ganhando um ponto extra ao subir de 10º para nono.

O Aston Martins não teve ritmo para desafiar a Ferrari na Áustria


Eles também reduziram a diferença para a Mercedes no campeonato de construtores para três pontos. No entanto, eles não tiveram ritmo para lutar contra a Red Bull na Áustria, a equipe de Silverstone até mesmo ficando atrás da Ferrari para se tornar a terceira melhor no ranking de ritmo.

Vencedor: Sérgio Perez Sergio Perez chegou à Áustria sob pressão depois de uma série de atuações abaixo da média que o deixaram lutando com Alonso pelo segundo lugar no campeonato, em vez do companheiro de equipe Verstappen pelo título. Sua vida ficou mais difícil quando ele desenvolveu uma febre, que o manteve longe da pista no dia da mídia na quinta-feira e fez com que ele operasse com menos de 100% fisicamente pelo resto do fim de semana.

Mas depois de não conseguir chegar ao Q3 pela quarta corrida consecutiva, ele mudou as coisas - primeiro terminando em segundo no Sprint e depois lutando de 15º para garantir um pódio, dando à Red Bull sua primeira dobradinha no Red Bull Ring.


Perdedores: AlphaTauri AlphaTauri sabia que o Grande Prêmio da Áustria seria desafiador devido à falta de atualizações que eles trouxeram para o carro recentemente - e assim foi, com Yuki Tsunoda e Nyck de Vries sem ritmo para lutar muito acima do P15. A corrida de Tsunoda estava praticamente encerrada na Curva 1, quando ele mergulhou por dentro, bateu no meio-fio e acertou Esteban Ocon, quebrando sua asa dianteira. Ele então patinou no cascalho na Curva 4, pegando suspeitas de danos no chão que dificultavam a direção do carro. Tanto ele quanto De Vries pegaram penalidades de tempo por exceder os limites da pista e isso os deixou em 19º e 17º, respectivamente, com a equipe italiana ainda firmemente enraizada na última posição do campeonato de construtores.

Vencedores: Ferrari Este foi um dos fins de semana mais competitivos da Ferrari no ano até agora, com a Scuderia emergindo como a mais próxima adversária da Red Bull e perdendo a pole por apenas 0,048s.

A Ferrari estava em muito melhor forma na Áustria

O ritmo bruto do carro foi um passo à frente, com a equipe feliz com a série de atualizações que trouxeram para a pista – incluindo uma nova asa dianteira – entregando os benefícios que esperavam.

Sim, Sainz ficou frustrado por terminar em sexto depois de uma série de penalidades de tempo para limites de pista, mas ele foi ameaçadoramente rápido em várias fases da corrida - e no geral, tanto ele quanto Leclerc se sentiram mais confortáveis ​​com o carro e conseguiram extrair mais velocidade de as curvas de maior velocidade, o que tem sido uma fraqueza até agora este ano. Isso é um bom presságio para as próximas corridas. Perdedores: Alfa Romeo A corrida da Alfa Romeo pelos pontos chegou ao fim com um desempenho medíocre na Áustria. Os carros da equipe suíça estavam muito lentos para disputar pontos, com a tarde de Valtteri Bottas dificultada depois que ele danificou sua asa dianteira ao bater nos escombros. Seu companheiro de equipe Zhou Guanyu foi classificado em 12º, mas nunca se preocupou com o top 10. O piloto chinês e Bottas agora estão ansiosos para obter algumas atualizações decentes – incluindo um novo piso – no carro na corrida deste fim de semana em Silverstone.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page