top of page

5 Vencedores e 5 Perdedores do GP de Mônaco

Max Verstappen evitou uma chuva torrencial no meio da corrida - e vários beijos nas barreiras - para vencer o Grande Prêmio de Mônaco, mas a chuva não foi tão boa para os outros.

Vencedor: Max Verstappen

Verstappen teve uma das melhores performances de todos os tempos na qualificação, encontrando três décimos de segundo no curto setor final de Monte Carlo para obter uma impressionante pole position.

O bicampeão mundial então controlou a corrida com desenvoltura, executando um conjunto de médios muito mais tempo do que esperava e, em seguida, dançando em condições escorregadias para obter sua quarta vitória em seis corridas. Ele ainda não terminou em segundo lugar em um Grande Prêmio em 2023, com sua vitória em Mônaco em 39º para ele em um Red Bull, estabelecendo um novo recorde de equipe. Ele também liderou a 2.000ª volta de sua carreira – o sétimo piloto na história da F1 a fazer isso – e ampliou sua liderança no campeonato para 39 pontos.

Verstappen conquistou sua segunda vitória nas ruas de Mônaco no domingo

Perdedor: Sérgio Perez Sergio Perez deu tudo de si no Grande Prêmio depois de cair no treino classificatório, e a equipe deu a ele a chance de resgatar algo ao colocá-lo logo após uma volta para pegar o pneu duro – composto que pretendia usar até o final da corrida.

No entanto, ele desajeitadamente tentou ultrapassar Lance Stroll fora da pista e perdeu a posição de qualquer maneira quando atingiu o Haas de Kevin Magnussen, danificando sua asa dianteira e forçando-o a entrar nos boxes. Quando a chuva veio, ele bateu na parede com força e, embora tenha sobrevivido, cruzou a linha em um miserável 16º - tendo visitado os boxes cinco vezes no total - para prejudicar suas chances de título.

Uma corrida castigadora para Perez o viu ser rodado duas vezes por seu companheiro de equipe

Vencedor: Fernando Alonso Fernando Alonso perdeu por pouco a pole position e, ao mesmo tempo, não conseguiu lançar um ataque sustentado sobre Verstappen para a vitória - não ajudado pela decisão da Aston Martin de mandá-lo para fora com slicks em uma pista molhada, apenas para ir aos boxes novamente para fazer interseções quando provou a decisão errada – o segundo ainda é um resultado muito forte para o espanhol.

É seu melhor resultado desde que terminou nessa posição no Grande Prêmio da Hungria de 2014 e seu quinto pódio em Mônaco, o último em 2012. Aos 41 anos, ele é o piloto mais velho a terminar no pódio de Mônaco desde Jack Brabham em 1970, e seu quinto pódio da temporada o coloca apenas 12 pontos atrás de Perez na classificação de pilotos.

Alonso conquistou seu quinto pódio em seis corridas em Mônaco

Perdedor: Lance Stroll Este foi um fim de semana para esquecer para Lance Stroll, que foi eliminado no Q2 e largou em 14º, enquanto seu companheiro de equipe Alonso esteve a um passo de conquistar a pole em ritmo puro.


A corrida começou mal quando ele teve colisões na primeira volta e disse que problemas de freio o impediram de parar o carro quando a chuva caiu, fazendo-o pular nas barreiras na curva fechada e na curva Portier.

Ele calcula que bateu na parede cinco vezes no total e acabou retirando o carro. Esta é a terceira vez que ele não consegue marcar este ano e o canadense está atrás de seu companheiro de equipe Alonso por 66 pontos após seis rodadas.

Vencedor: Esteban Ocon Este foi um excelente fim de semana para Esteban Ocon, o francês conseguiu uma volta sensacional do nada para se classificar em quarto - que se tornou o terceiro no grid graças ao pênalti de Charles Leclerc.

O piloto alpino manteve a cabeça fria durante todo o Grande Prêmio, sobrevivendo a uma batida de Carlos Sainz e mudando para intermediários no momento certo quando a chuva caiu. Foi seu terceiro pódio, depois de um no Bahrein 2020 e sua vitória na Hungria 2021, para ajudá-lo a subir para o nono lugar na classificação de pilotos. Ele também se tornou o primeiro francês a terminar no pódio em Mônaco desde que Olivier Panis venceu a edição de 1996 da corrida.

Ocon conquistou seu terceiro pódio na carreira - e comemorou de acordo


Perdedores: Ferrari A Ferrari chegou a Mônaco esperando poder lutar pela vitória e, nos treinos, os dois carros - principalmente Carlos Sainz - mostraram o tipo de ritmo que sugere que eles podem seguir esse sonho.

Mas nenhum dos pilotos se saiu bem na qualificação e isso deixou Sainz e o herói da casa, Charles Leclerc, com tudo para fazer no domingo. Leclerc conseguiu apenas o sexto lugar – onde começou com uma penalidade de três posições no grid por atrapalhar Lando Norris – enquanto Sainz apresentou seu pior resultado em Mônaco desde 2018. Os carros vermelhos conseguiram apenas um pódio em seis corridas e estão em quarto lugar no campeonato de construtores com 90 pontos, 29 atrás da Mercedes.

A Ferrari teve dificuldades em Mônaco e agora está atrás da Mercedes por 29 pontos na classificação dos construtores.


Vencedores: Mercedes O tão esperado pacote de atualização da Mercedes – que está dando o tom para uma nova direção de desenvolvimento – apareceu em Mônaco e, embora este não seja o circuito ideal para avaliar as novas peças, há indícios de que eles deram um passo à frente. O P4 de Lewis Hamilton foi seu melhor resultado em Mônaco nesta década até agora e seu segundo melhor resultado da temporada depois de um pódio na Austrália. Seu companheiro de equipe George Russell calculou que um pódio estava em jogo se ele não tivesse cometido um erro que o levou a uma estrada de fuga na chuva. Mas o quinto lugar deu à Mercedes uma vantagem que os deixa apenas um ponto atrás da Aston Martin nos construtores.

Perdedores: Haas O desempenho decepcionante de Haas na qualificação – onde Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen foram eliminados no Q1 – significava que os pontos no domingo eram muito improváveis.

Magnussen ficou fora por muito tempo com os pneus slick e caiu no caminho de volta para os boxes

E assim aconteceu, com Hulkenberg recebendo uma penalidade de tempo por causar uma colisão e uma aposta da equipe para colocar os carros em pneus de chuva – em vez de intermediários – não funcionando.

A equipe americana deixou a pista de mãos vazias pela terceira vez em seis corridas em 2023 – mas Hulkenberg espera que suas lutas sejam específicas de Mônaco e que uma recuperação na Espanha seja possível. Vencedores: McLaren A McLaren construiu um de seus piores carros em anos, mas eles estão focados na limitação de danos por enquanto enquanto aguardam seu próximo pacote de atualização – previsto para chegar no Grande Prêmio da Grã-Bretanha em julho. Lando Norris liderou o companheiro de equipe da casa, Oscar Piastri, enquanto a equipe garantiu as duas últimas posições com pagamento de pontos em nono e 10º no que foi apenas o segundo top 10 duplo da equipe na temporada.


Esta foi a terceira vez consecutiva que Norris marcou pontos em Mônaco, enquanto o 10º lugar de Piastri foi sua segunda pontuação do ano.

Perdedor: Yuki Tsunoda Yuki Tsunoda tem dirigido em um nível muito alto durante todo o ano – e parecia pronto para seu terceiro ponto em 2023, após uma forte qualificação que o deixou em nono no grid. O piloto japonês disse-me depois da corrida que tinha gerido os travões durante todo o fim-de-semana – mas o problema tornou-se difícil de gerir quando a chuva chegou. O piloto da AlphaTauri escapou dos pontos como resultado e mancou na linha 15º, três lugares atrás do companheiro de equipe Nyck de Vries naquele que foi seu pior resultado da temporada.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page